Links de Acesso

Nampula:Deputados da Renamo acusam polícia


Blindado da policia de Moçambique

O deputado Fernando Matuassanga revelou que a polícia tem feito detenções no período nocturno em violação da Constituição da República que proíbe detenções depois do pôr-do-sol.

Um grupo de deputados da Renamo, pelo círculo eleitoral de Nampula, denunciou nesta terça-feira o que consideram ser uma violação sistemática dos direitos humanos por parte da polícia moçambicana, caracterizada por detenções arbitrárias aos membros daquele partido da oposição.
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:35 0:00
Faça o Download
O deputado Fernando Matuassanga revelou que a polícia tem feito detenções no período nocturno, o que também viola a Constituição da República que proíbe detenções depois do pôr-do-sol.

No último fim-de-semana, um membro da Renamo no distrito de Monapo foi detido sem explicações e transferido para o Comando Provincial, onde se encontra ainda sem qualquer acusação formal. Ainda no fim-de-semana, a polícia no distrito de Rapale tentou sem sucesso deter o delegado político da Renamo em Rapale, segundo Fernando Matuassanga.

Aquele deputado denunciou ainda que detenções em número considerável de membros da Renamo estão a acontecer nos distritos de Mogovolas e Memba.
Para além de detenções, o grupo de deputados da Renamo pelo círculo eleitoral de Nampula diz que a polícia está a proibir qualquer tipo de trabalho por parte daquela formação política, o que de certa forma preocupa ao partido.

Para abordar estes e outros problemas, o grupo de deputados marcou uma audiência com a comandante provincial para as 14 horas desta terça.

Entretanto, na hora marcada e quando os deputados já se encontravam no comando da polícia foram informados que o comandante viajou de repente e que, por isso, não podia recebê-los.

Recorde-se que até ao momento 35 homens da Renamo são dados como detidos no comando provincial de Nampula. A Voz da América soube que se encontram isolados de outros detidos e não podem receber comida nem visita dos familiares.
XS
SM
MD
LG