Links de Acesso

Nampula: Corrupção abala sistema escolar


Centenas de pessoas estavam envolvidas num esquema para defraudar os cofres públicos.

O governo da província de Nampula acaba de desmantelar uma rede constituída por 348 funcionários de educação que falsificavam documentos para receberem salários acima da sua categoria profissional.
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:54 0:00
Faça o Download
De acordo com o director provincial das Finanças de Nampula, Tomas Nhane que tornou público o facto, a descoberta desta rede de funcionários foi possível graças ao processo de realização de prova de vida do pessoal activo e inactivo, bem como, pelo Tribunal Administrativo no acto de revisão de documentos de nomeação.

Dos 348 funcionários, importa sublinhar, 66 viram suspensos os abonos da categoria de nível médio e directores de escolas primárias, 87 docentes que recebiam como directores das escolas; 67 docentes que recebiam como directores adjuntos pedagógicos sem exercerem, 33 chefes de secretarias e 46 bolseiros que através de esquemas obscuros recebiam salários por inteiro.

Segundo Tomas Nhane, a sua instituição suspendeu salários referentes a 30 docentes, entre falecidos, com contractos rescindidos e reformados que mantinham se activos nos pagamentos mensais.

Conforme apurou a VOA, estas situações acontecem num esquema de total secretismo que alegadamente envolvem altos responsáveis dos sectores de educação e finanças.

Porém, importa recordar que está não é a primeira vez que a direcção das finanças descobre casos de corrupção. Recentemente um número considerável de quadros da educação, entre directores de escola, administrativos, incluindo funcionários das finanças foram julgados e condenados pelo seu envolvimento em actos de desvio de fundos.
Segundo soubemos o desvio alegadamente era efectuado através da duplicação de folhas de salários, pagamento de subsídios indevidos a funcionários fantasmas, entre outros.
XS
SM
MD
LG