Links de Acesso

Nampula continua às escuras


A região está há 28 dias às escuras tendo que recorrer a geradores para as suas actividades.

Apesar da empresa Electricidade de Moçambique ter conseguido restabelecer a corrente eléctrica na segunda-feira, 9, na região norte do país, na cidade de Nampula há bairros que continuam sem iluminação. A região está há 28 dias às escuras tendo que recorrer a geradores para as suas actividades.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:23 0:00
Faça o Download

Segundo cidadãos que falaram à VOA, as dificuldades de restabelecer o fornecimento energético deve-se ao facto de que durante o apagão eléctrico, alguns funcionários da própria EDM se aproveitaram da situação para roubarem os cabos eléctricos.

A EDM ainda não negou nem confirmou as palavras da população. Contudo, há informações indicando que a EDM aproveitou o período do apagão eléctrico para fazer a manutenção das linhas de distribuição da energia eléctrica.

Apesar da energia ter regressado ainda que de forma intermitente, os consumidores continuam insatisfeitos já que a energia fornecida não tem a qualidade esperada. Voltaram os problemas anteriores, os cortes sistemáticos, o que deixa os clientes da EDM apreensivos.

A situação é não só preocupante para a população em geral, mas em particular para os doentes internados nas unidades sanitárias. Por exemplo a VOA constatou hoje, 11, no Hospital Central de Nampula, a maior unidade sanitária da região norte do pais, três cortes de energia em menos de sete minutos.

Por isso, a população questiona o slogan da EDM "com energia construímos o futuro".

Adina Sualehe

XS
SM
MD
LG