Links de Acesso

Nação reconhece trajectória de Mendes de Carvalho


Uanhenga Xitu, nome artístico de Mendes de Carvalho
Uanhenga Xitu, nome artístico de Mendes de Carvalho

Político e escritor vai a enterrar esta terça-feira, 18.

O nacionalista e escritor angolano Agostinho André Mendes de Carvalho, também conhecido por Uanhenga Xitu, falecido no dia 13 de Fevereiro por doença, vai a enterrar esta terça-feira em Calombola, município de Icolo e Bengo, sua terra natal, a cerca de 60 quilómetros da capital Luanda.
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:35 0:00
Faça o Download
Em nota de imprensa, a família anunciou esta segunda-feira que as cerimónias fúnebres começam, ao princípio da tarde,na sede da Assembleia Nacional, depois do velório oficial, no qual estarão presentes o Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, e outras entidades de órgãos de soberania, dirigentes de partidos políticos, entidades eclesiásticas, corpo diplomático, autoridades tradicionais e representantes da sociedade civil.
Várias organizações políticas e da sociedade civil têm estado a manifestar o seu pesar e consternação pela perda de tão ilustre figura .
O MPLA descreveu Mendes de Carvalho como sendo um nacionalista, combatente da luta pela independência nacional de Angola e distinto militante do partido.

Por seu turno, a direcção da UNITA afirmou que o “mais Velho Mendes de Carvalho será lembrado pelas gerações presentes e vindouras pela sua natureza patriótica em que soube sempre valorizar e privilegiar o interesse nacional e a cidadania.”
O líder da CASA-CE, Abel Chivukuvuku, que interrompeu a digressão que realiza pelo interior do país para se juntar à as cerimónias fúnebres considerou Mendes de Carvalho como um pai, um conselheiro e uma das poucas reservas morais angolanas.
A FNLA disse em comunicado que “foi com incontida dor que tomou conhecimento do passamento físico deste filho de Angola e que com a sua inesperada morte, Angola perde um exímio nacionalista que desde muito cedo se bateu pela emancipação política do seu povo”.

Os membros do Processo dos 50 e seus Descendentes expressaram igualmente a sua consternação e dor pelo falecimento de Agostinho André Mendes de Carvalho, assim como o Comité Politico do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe e o Conselho de Coordenação dos Direitos Humanos.
Agostinho André Mendes de Carvalho nasceu a 29 de Agosto de 1924 em Calomboloca, município de Icolo e Bengo, província de Luanda.
XS
SM
MD
LG