Links de Acesso

Número de imigrantes detidos na fronteira entre os Estados Unidos e o México cai 28,6 por cento


Reforço da fronteira entre México e Guatemala e calor contribuíram para a queda

O número de imigrantes detidos na fronteira entre os Estados Unidos e o México caiu 28,6 por cento em Junho, em comparação com o mês de Maio, revelou a Agência de Proteção Alfandegária e Fronteiras (CBP).

No período, as autoridades americanas prenderam 94.897 imigrantes, na sua maioria da América Central, enquanto em Maio o número tinha ascendido a 133 mil.

A CBP indicou que entre 40% e 60% de seus funcionários estão destacados para o que considera “missão humanitária na fronteira com o México”, especialmente em El Paso e no Vale do Rio Grande, ambos no Estado do Texas.

O calor desta época do ano na área da fronteira foi um dos factores que, segundo a CBP, provocaram a queda no número de imigrantes presos pelos agentes americanos.

Outro elemento terá sido uma maior fiscalização do Governo do México, que decidiu ampliar a fiscalização na fronteira com a Guatemala, país de onde sai um grande número de emigrantes rumo aos Estados Unidos, após um acordo com o governo de Donald Trump.

"Estamos muito optimistas e esperamos que isso se mantenha enquanto o México continuar a enviar recursos para sua fronteira sul", afirmou a mesma fonte.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG