Links de Acesso

"Nós não somos unidimensionais - a cor não é um fator determinante" - Welket Bungué


Welket Bungué, ator e realizador luso-guineense

Welket Bungué nasceu na Guiné-Bissau, mas foi em Portugal onde cresceu e abraçou o mundo das artes performativas.

Ator e realizador premiado internacionalmente, Welket Bungé fala nas disparidades sociais que existem e diz ter-se tornado também realizador para "desconstruir o lugar dogmatizado e padronizado que exclui determinados perfis, nomes e backgrounds" dos palcos e telas de Portugal.

"Nós não somos unidimensionais - a cor não é um fator determinante" - Welket Bungué
please wait

No media source currently available

0:00 0:18:14 0:00

Bungué defende que a "herança colonizadora da nossa cultura finge não ver disparidades sociais" e explica que se tornou também realizador porque "as histórias [que eram propostas] subvalorizavam as minhas capacidades".

Embora Portugal não pareça reconhecer-lhe o talento, o resto da Europa e o Brasil admiram o seu talento, o que lhe valeu prémios e nomeações em festivais internacionais de cinema.

"A cor da pele não é fator determinante", Welket Bungué
please wait

No media source currently available

0:00 0:07:44 0:00

Este ano, ele foi nomeado para Melhor Ator Principal pelo seu papel no filme "Berlin Alexanderplatz", pelos prémios LOLA e também foi nomeado para o Silver Bear.

O seu filme "Bastien" também lhe valeu os prémios para Melhor Ator e para Melhor Filme da Shortcutz 2017 em Ovar e Viseu, em Portugal.

Welket Bungué é um artista de mil e um talentos, com um profundo interesse na crítica social e na reflexão através da arte, distanciada da condescendência.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG