Links de Acesso

Munícipes de Maputo desafiam novo ministro a resolver problema de transporte urbano


Estação de chapas em Maputo, Moçambique

Resolver o crónico problema de transporte público nas zonas urbanas, com destaque para a região metropolitana de Maputo, é o principal desafio que residentes da capital moçambicana esperam ver resolvido pelo novo ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, que hoje foi empossado.

Trata-se de uma problema deixado por vários ministros, que apesar das promessas, acabaram saindo sem nada resolver.

Munícipes de Maputo desafiam novo ministro a resolver problema de transporte urbano
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:57 0:00

“O problema principal é o transporte público. Já foram comprados vários autocarros, mas o problema persiste, apesar das promessas de melhorias” disse um cidadão ouvido pela nossa reportagem, nas ruas de Maputo.

Uma das principais apostas tem sido a alocação de novos autocarros, contudo, os “my love”, carrinhas de caixa aberta, que muitas vezes se tentou banir, em particular na cidade do Maputo, continuam a ser a salvação em muitos bairros.

Calisto Roque, especialista em estudos rodoviários, diz que o problema é a sistemática falta de foco na solução, tendo como base, a questão de fundo.

“A solução de fundo passa pela melhoria da acessibilidade, provisão de meios e melhorar o próprio processo de gestão das frotas” disse Roque.

Nesta terça-feira, Filipe Nyusi empossou o novo ministro que vai tentar fazer a diferença no sector.

Magala, que deixa os quadros do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) tem parte da lição estudada e juntamente com outros intervenientes, vai trabalhar para mudar o cenário.

“Há muitas oportunidades existentes e penso que temos que trabalhar para transformar essas oportunidades em realizações”, disse Magala.

Magala prometeu que “um processo bem estruturado e inclusivo vai permitir que trabalhemos com a sociedade civil, e fazermos deste sector, uma economia de verdade”.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG