Links de Acesso

MPLA irritado com "desrespeito" a José Eduardo dos Santos


José Eduardo dos Santos num comício do MPLA em Luanda a 19 de agosto de 2017
José Eduardo dos Santos num comício do MPLA em Luanda a 19 de agosto de 2017

O Bureau Politico (BP) do MPLA deliberou renovar os órgãos colegiais intermédios e nacional em 55 por cento no âmbito da preparação do oitavo congresso do partido cuja data ainda não fixada.

Na reunião de terça-feira, 25, aquele órgão também deliberou que até 50 por cento dos delegados às conferências intermédias e ao congresso sejam mulheres.

Entretanto, na mesma reunião, o BP insurgiu-se contra o fato de, no âmbito das comemorações dos 45 anos da independência nacional, terem sido afixados em Luanda cartazes com fotografias dos Presidentes da República, nos quais se omite a imagem de José Eduardo dos Santos.

O órgão demarcou-se de tais iniciativas, por, segundo disse, contrariarem os princípios políticos e democráticos vigentes no MPLA e lembrou que “José Eduardo dos Santos, presidente emérito do MPLA, ocupa um lugar privilegiado na História de Angola e do MPLA”.

O partido no poder em Angola reiterou que “condena veementemente todas as iniciativas que tendem a dividir os militantes, simpatizantes e amigos do partido”.

Analistas ouvidos pela VOA entendem que este posicionamento do BP é um sinal claro que o MPLA não está a perseguir José Eduardo dos Santos.

Acompanhe a reportagem:

MPLA irritado com "desrespeito" a José Eduardo dos Santos - 2:30
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:27 0:00

XS
SM
MD
LG