Links de Acesso

MPLA e Unita esgrimam argumentos sobre autárquicas em Angola


Unita diz que MPLA receia repartir o poder nas autarquias e partido no poder responde que eu provas de respeitar eleições.

Os deputados João Pinto, MPLA, Adalberto Costa Júnior, da Unita, e André Gaspar de Carvalho Miau, pela Casa-CE travaram um debate sobre o que suas forças políticas esperam no ano de 2016.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:22 0:00
Faça o Download

Uma das questões que a Unita quer ver resolvida este ano é a data das eleições autárquicas, com o líder da bancada parlamentar daquele partido Adalberto da Costa Júnior a acusar o rival de ter medo das autarquias porque o MPLA não quer repartir o poder.

No debate realizado esta terça-feira na TV Zimbo, Costa Júnior reiterou que o "MPLA tem um vício de governação vertical, tem um chefe e tudo que está abaixo recebe ordens, como as autarquias é poder horizontal o MPLA tem medo de repartir o poder”, acrescentando fazer “votos que o MPLA mude de postura''

Em resposta, o deputado João Pinto refutou a acusação afirmando que o MPLA já “deu provas de respeitar eleições regulares”.

“A Unita é que não tem tradição nem escola'', acrescentou Pinto, para quem o país tem objetivos a seguir bem traçados.

''Se há um país em África que melhora a cada dia em termos de democraticidade e discussão dos direitos cívicos é Angola”, ripostou o deptuado.

No debate, o presidente da bancada parlamentar da Casa-CE André Gaspar Mendes de Carvalho, “Miau”, qualificou de escândalo a recente absolvição de um membro da guarda presidencial que admitiu ter morto o militante Hilbert Ganga quando este colocava panfletos de uma manifestação.

''Um individuo assassina Hilbert Ganga que não cometeu crime nenhum, é absolvido e eu pergunto: "Como se absolve o assassino do Ganga e querem julgar os 15 mais dois que não mataram ninguém? São estas aberrações que devemos evitar em 2016'', afirmou.

Outra pretensão do deputado pela CASA-CE, para este ano é ver melhorado o salário mínimo, que "não é revisto há bastante tempo.

XS
SM
MD
LG