Links de Acesso

Moçambique: Debate parlamentar sobre a Conta Geral de Estado gera debate acalorado


Parlamento de Moçambique, Maputo
Parlamento de Moçambique, Maputo

Debate sobre o principal documento de prestação de Contas do Estado foi cenário de troca de "galhardetes" entre as bancadas da Renamo e da Frelimo

O debate parlamentar sobre a Conta Geral do Estado de 2020, terminou com a Renamo a exigir a demissão do Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, porque, no seu entender, o país está mal.

Conta Geral do Estado 2020 gera pedido de demissão de Nyusi
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:23 0:00

O rosto da exigência foi o deputado da Renamo na Assembleia da República, Arnaldo Chalaua, que acusou o Chefe de Estado moçambicano de ser o responsável pelos problemas que Moçambique enfrenta, entre os quais a pobreza, corrupção, as dívidas ocultas e os raptos.

Aquele parlamentar afirmou que "o Chefe de Estado tem de se demitir porque o país está mal, a pobreza real estampada no rosto dos moçambicanos, a corrupção e os sequestros, são uma realidade".

Em reação, o porta-voz da bancada parlamentar da Frelimo, Feliz Sílivia, disse que " a Renamo tem de se reencontrar como partido político e fazer política por forma a conquistar a simpatia do povo, porque usar o pódio da Assembleia da República para fazer politiquice, não-vos leva a lado nenhum".

Refira-se que a Conta Geral do Estado referente ao exercício económico de 2020, foi chumbada pela oposição parlamentar, em bloco.

O porta-voz da bancada parlamentar do Movimento democrático de Moçambique (MDM), Fernando Bismarque, justificou a reprovação com as "irregularidades que a conta apresenta.

Entretanto, o Primeiro-Ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, garantiu que o Governo "vai continuar a adoptar medidas correctivas e a implementar acções tendentes a melhorar cada vez a gestão da coisa pública".

XS
SM
MD
LG