Links de Acesso

Moçambique preocupado com situação de mineiros na África do Sul


Milhares podem ser afectados por despedimentos. Moçambicanos pressionados a participar em greves e manifestações ou serem apelidados de traidores, diz representante.

A instabilidade laboral no sector mineiro da África do Sul está a preocupar as autoridades moçambicanas


please wait

No media source currently available

0:00 0:02:41 0:00
Faça o Download


Milhares de mineiros moçambicanos trabalham em minas sul africanas que têm estado em greve.

Com a greve a durar há mais de mês e meio, o Ministério do Trabalho receia pela degradação social da vida dos cerca de nove mil mineiros que podem estar a trabalhar nas minas em greve, algumas das quais, ameaçam com despedimentos massivos, que a acontecer, vão obrigar a que milhares de moçambicanos regressem a casa de forma compulsiva.

Adelino Muchanga o delegado do Ministério do Trabalho na África do Sul disse que os trabalhadores moçambicanos nas minas em greve “estão bastante afectados com esta situação”.

“Eles não têm salários desde então e são obrigados a se desenrascarem para manter as suas contas em dia,” disse.

“ É preciso realçar que parte dos mineiros vive fora das companhias em casas de renda e quanto mais a greve durar, a situação tende a ficar degradante,” acrescentou.

Muchanga diz haver planos de apoios na medida do necessário, mas tudo emperra pelo facto dos moçambicanos serem obrigados a aderirem ás greves, por uma questão de solidariedade, sob o risco de serem conotados como traidores.

“Temos estado em contactos com os trabalhadores e tentamos persuadi-los a regressarem a Moçambique para esperarem até que a situação melhore, mas esta situação emperra na medida em que eles são obrigados a aderir as manifestações, por uma questão de solidariedade com a causa, pois, caso contrário, quando a situação terminar serão conotados como traidores”, disse Muchanga.

Ainda não se conhece o número preciso dos moçambicanos no centro da greve, mas sabe que parte dos 12 mil trabalhadores despedidos recentemente pela Anglo Platinum, são Moçambicanos
XS
SM
MD
LG