Links de Acesso

República das Crianças – Filme a Ser Rodado em Moçambique


República das Crianças – Filme a Ser Rodado em Moçambique
República das Crianças – Filme a Ser Rodado em Moçambique

Um novo filme do realizador Flora Gomes está a ser rodado em Moçambique. Crianças assumem a reconstrução de um país destruído pela guerra. O conhecido actor norte-aericano Danny Glover faz parte do elencto

Está a ser rodado em Moçambique um novo filme do Realizador Flora Gomes.

Os seus primeiros dois filmes foram rodados na Guiné-Bissau, o terceiro, uma parte na Guiné e a outra na Tunísia.

O quarto filme rodado, oitenta por cento, em Cabo Verde, e, 20 por cento, em França.

E, para esta sua quinta longa metragem, Flora Gomes optou por Moçambique.

O cineasta guineense, dos mais admirados do seu país, já tinha estado por quatro vezes na capital moçambicana, e, na primeira oportunidade que teve para avançar com a produção de um novo filme, neste lado do continente africano, não hesitou;

Diz que se apaixonou por Maputo e dais a escolha (ouça as declarações do realizados)

“República de Mininus”, em crioulo. Em português, “República das Crianças”, um filme em que a maior parte dos actores são crianças.

Crianças quase todas elas recrutadas em Maputo, local onde o filme está a ser rodado.

Crianças que têm a responsabilidade de reerguer uma cidade devastada por um conflito armado.

Uma cidade sem adultos, onde os meninos se encontram desamparados, onde as crianças se tornam donas de uma república e tentam, depois, reconstruí-la.

Flora Gomes está entusiasmado.

As filmagens, que já estão agora a entrar para a terceira semana, estão a correr bem, diz o realizador (ouça as suas declarações).

Contente está também Danny Glover.

O actor norte-americano, famoso por ser protagonista em filmes de acção como “Predador dois””, ”Arma Mortífera” ou, mais recentemente, “2012”, já tinha estado há quatro anos em Moçambique e diz que, pisar de novo solo moçambicano, é, para ele, gratificante.(Ouça a declaração do actor norte-aericano)

De todos os adultos, poucos por sinal, Danny Glover, no papel de conselheiro das crianças, é o único mais velho que, no filme, tem um papel de relevo.

Glover mostra-se satisfeito com o argumento do “República das Crianças” e diz que é muito bom estar em África e trabalhar com realizadores como Flora Gomes.

E, fascinado com Glover, e empolgado com o filme, está igualmente Elísio Cuinica.

De 42 anos de idade, Cuinica está há sensivelmente 20 a fazer teatro.

Neste momento, é actor do Gungu, um dos mais conhecidos grupos teatrais de Moçambique e ao qual Cuinica está ligado há dezoito anos.

Elísio Cuinica participa no filme de Flora Gomes como Ministro.

Fala bem do filme e, particularmente, de Danny Glover.(ouça as suas declarações) Exigente, sério, com efeitos sofisticados. É assim que o actor moçambicano classifica a longa metragem dirigida pelo cineasta guineense Flora Gomes.

Do que Elísio Cuinica se queixa, apenas, é da remuneração.(ouça a sua queixa).

Um milhão de euros ou pouco mais que isso. Estes são os valores que Flora Gomes diz ter conseguido para produzir o filme “República das Crianças”.

Não é o orçamento ideal, pois, segundo ele, as necessidades são bem mais significativas, mas o suficiente para fazer o que se está a fazer, em Maputo.

O governo francês e algumas instituições portuguesas e alemãs deram o apoio que permitiu ao cineasta Flora Gomes, da Guiné Bissau, avançar com a “República de Mininus”, uma longa metragem que, durante sete semanas, será rodada em Moçambique e depois editada em Portugal, devendo o filme estar pronto somente nos finais do ano.

XS
SM
MD
LG