Links de Acesso

Moçambique: Destruição de via férrea impede exportação de carvão


Os problemas foram causados pelo mau tempo que se fez sentir recentemente na região.

Em Moçambique, as empresas mineiras Rio Tinto e Vale anunciaram esta semana a paralisação, por tempo indeterminado, das suas actividades de produção de carvão na província central de Tete por causa de problemas de circulação de comboios na linha de Sena.
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:17 0:00
Faça o Download
Os problemas foram essencialmente causados pelo mau tempo que se fez sentir recentemente na região.

Aquela linha é a única via em uso para o transporte do carvão entre as minas de Moatize, na província central de Tete e o porto da Beira, de onde partem as exportações e foi parcialmente danificada na semana passada pelas chuvas que caíam no centro do país.

A ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, disse à reportagem da Voz da América em Maputo, que o governo está sentido pelas perdas que as empresas mineiras estão a registar e vai trabalhar para ajudá-las na sua recuperação.

Os problemas da linha de Sena continuam a ser o grande constrangimento apontado pelas empresas para o desenvolvimento das suas operações ao ritmo que esperavam.

Para além da capacidade ainda limitada de transporte, aliada aos atrasos constantes nos projectos de reabilitação, as empresas mineiras deparam-se com constantes descarrilamentos dos seus comboios afectando as suas actividades.

Esperança Bias diz que o governo está atento à situação e que vai monitorar as obras na linha.

A brasileira Vale fala, em comunicado de imprensa, de perdas na ordem de 250 mil toneladas métricas de carvão apenas neste ano.
XS
SM
MD
LG