Links de Acesso

Morte de Khashoggi enfraquece estabilidade do Médio Oriente, diz secretário de Defesa dos EUA


Jim Mattis

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, disse no sábado, 27 de Outubro, que a morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi enfraquece a estabilidade do Médio Oriente e que Washington vai tomar medidas adicionais contra os responsáveis.

O assassinato de Khashoggi, colunista do Washington Post, escalou para uma crise entre os dois maiores exportadores mundiais de petróleo. Aliados da Arábia Saudita reagiram com indignação contra o país que é um dos pilares do bloco regional apoiado pelos Estados Unidos contra a crescente influência iraniana no Médio Oriente.

Mas Mattis também disse que o respeito dos Estados Unidos pelo povo saudita não diminuiu, enquanto o ministro saudita das Relações Exteriores, Adel al-Jubeir disse que aqueles por trás do assassinato seriam processados no reino e que a investigação levaria algum tempo.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, disse que quer saber tudo sobre o caso, ao mesmo tempo em que alertava sobre o papel de Riad como aliado contra Teerão e militantes islâmicos, bem como um grande comprador de armas dos EUA.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG