Links de Acesso

Morreu Walter Mondale, antigo vice-presidente dos Estados Unidos


Walter Mondale (esq) e Jimmy Carter (dir), 7 Janeiro de 1978

Ele foi vice de Jimmy Carter entre 1977 e 1981

O antigo vice-presidente dos Estados Unidos Walter Mondale morreu aos 93 anos na segunda-feira, 19, em Mineápolis. A família do político democrata não informou as causas da morte.

Mondale ocupou o cargo entre 1977 e 1981, na Administração Jimmy Carter, mas ambos não conseguiram reeleger-se ao perder em 1980 para Ronald Reagan, Presidente, e George Bush, vice-Presidente.

Quatro anos mais tarde, o democrata enfrentou Reagan que venceu folgadamente a corrida à sua reeleição.

Walter Mondale manteve, no entanto, a sua relevância no Partido Democrata, tendo sido senador, embaixador e procurador-geral do Estado de Minnesota.

Em nota, o antigo Presidente Carter lamentou a morte do seu companheiro, a quem chamou de "melhor vice-presidente na história do nosso país".

Como vice-presidente ainda em exercício, Mondale leu a proclamação de sua própria derrota na sessão do Congresso que confirmou a vitória da chapa republicana Reagan-Bush, em 1981.

Ao ler os próprios números, uma derrota por 489 a apenas 49 no Colégio Eleitoral, o democrata demonstrou bom humor, riu, e foi aplaudido de pé pelos congressistas.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG