Links de Acesso

Morreu o reverendo e músico moçambicano Arão Litsure


Arão Litsuri
Arão Litsuri

Morreu, na madrugada deste domingo, 14, o popular reverendo e músico moçambicano Arão Litsure.

Nos últimos dias, Litsure esteve hospitalizado, na África do Sul.

Litsure, que nascera a 22 de Outubro de 1955, deixa viúva, Gilda Amélia Litsure, três filhos e sete netos.

Artistas e fãs recorrem às redes sociais para homenagear o artista, que fez parte da legendária formação musical Alambique, entre outros, com Hortêncio Langa, Aderito Gomate, Celso Paco e Childo

“Arão Litsure, muito obrigado”, escreve o compositor Zé Pires, no Facebook. “Meu mestre, meu professor, meu mentor, pastor Arão Litsure, descansa em paz”, afirma o cantor gospel Alfa Thulana.

O promotor musical Belmiro Quive escreve que “os nossos heróis nunca morrem, apenas partem antes de nós”.

Natural de Inhambane, Litsure cresceu em Maputo, onde passou a morar aos quatro anos de idade. A mãe era maestrina e o pai pastor.

O seu primeiro contacto com a guitarra foi, em 1964, no bairro de Chamanculo, em Maputo. Ao longo do tempo cantou e tocou outros instrumentos, incluindo o saxofone.

Alambique

Na década de 1980, co-fundou o Alambique, em resultado, tal como afirmou “do nosso crescimento musical – eu e o Hortêncio Langa”.

Sobre essa fase, Litsure, disse que “depois de um espectáculo na Jamaica, ficámos tão impressionados que dissemos que as nossas duas guitarras não era suficientes. Era preciso ter mais elementos, e o grupo passou a contar com o baterista Celso Paco, o baixista Childo e o pianista Aderito Gomate”.

Ele contou que “o Alambique é um instrumento que serve para destilar algumas bebidas alcoólicas, o tho-tho-tho (aguardente), por exemplo. Mas, num sentido positivo, nós queriamos dizer que , ao colocar, nesse recipiente substâncias diferentes – jazz, música africana e moçambicana – sai um produto original. Também escolhemos o nome Alambique porque rima com Moçambique e nas viagens era bom para idenficar o nosso país”.

Além do Alambique, Litsure fez um percurso a solo, e no seu disco, “10 anos depois”, incluiu as populares canções Malangavi, Nyinadzame e Vukani vanhu va Jehova.

Além de músico, Litsure era escritor, e publicou o livro Há Negros na Bíblia.

Formado em teologia no Zimbabwe, Litsure foi pastor da Igreja Congregacional.

Ele foi também presidente da Comissão Nacional de Eleições e diretor nacional de assuntos religiosos no ministério da Justiça.

Fórum

XS
SM
MD
LG