Links de Acesso

Morreu o Presidente fundador da Zâmbia, Kenneth Kaunda


Foto de arquivo: O fundador e primeiro Presidente da Zâmbia, Kenneth Kaunda, discursa numa cerimónia da SADC. Agosto de 2010
Foto de arquivo: O fundador e primeiro Presidente da Zâmbia, Kenneth Kaunda, discursa numa cerimónia da SADC. Agosto de 2010

Kenneth Kaunda, o Presidente fundador da Zâmbia e herói da libertação, morreu aos 97 anos num hospital militar em Lusaka, onde estava a ser tratado a uma pneumonia, disse o seu filho Kambarage na quarta-feira, escreve a agência Reuters.

Kaunda governou a Zâmbia desde 1964, quando a nação do sul da África conquistou sua independência da Grã-Bretanha, até 1991, e depois se tornou um dos activistas mais comprometidos de África contra o HIV / SIDA.

"Estou triste em informar (membros) que perdemos Mzee. Vamos orar por ele", disse Kambarage na página do falecido Presidente no Facebook.

O ex-Presidente não se sentia bem e foi internado no Centro Médico Maina Soko em Lusaka no início desta semana.

Embora a economia baseada no cobre da Zâmbia tenha se saído mal sob a sua longa administração, Kaunda será lembrado pelo seu papel como um lutador anti-colonial que enfrentou a África do Sul governada por uma minoria branca.

XS
SM
MD
LG