Links de Acesso

Morreu o ex-senador Bob Dole


Bob Dole

Morreu Bob Dole, ex-senador republicano dos Estados Unidos da América e candidato presidencial.

Bob Dole, militar que ficou gravemente ferido no campo de batalha durante a II Guerra Mundial, era uma referência na cena política americana.

A morte de Dole, 98 anos de idade, foi anunciada pela Elizabeth Dole Foundation, organização que a sua esposa criou em homenagem aos cuidadores militares do país.

Dole havia anunciado quase um ano atrás que tinha cancro de pulmão.

O presidente dos EUA, Joe Biden, emitiu uma declaração no domingo dizendo que “Bob era um líder americano como poucos na nossa história. Um herói de guerra e um dos maiores da Grande Geração. E para mim, ele também era um amigo com quem eu poderia contar para ter uma orientação confiável, ou uma frase engraçada no momento certo para acalmar os meus nervos.”

Biden também disse que Dole “tinha um senso infalível de integridade e honra”.

Separadamente, a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, ordenou que as bandeiras no Capitólio dos EUA fossem hasteadas a meia-haste como um tributo a Dole.

Robert Joseph Dole nasceu a 22 de julho de 1923, em Russel, no Kansas. Durante a Grande Depressão da década de 1930, a sua família mudou-se para a cave e alugou o resto da casa. Dole mais tarde estudou na Universidade do Kansas e jogou basquetebol, orientado pelo lendário técnico Phog Allen.

Depois de servir na legislatura do Kansas, Dole foi eleito para a Câmara dos Representantes dos EUA em 1960. Ele foi eleito para o Senado em 1968 e reeleito quatro vezes.

Dole serviu duas vezes como líder republicano no Senado e ganhou a reputação de um legislador intermediário eficaz, muito querido entre os democratas e também entre os republicanos por ter a capacidade de formar coligações.

Ele concorreu à presidência em 1980, mas perdeu a indicação republicana para Ronald Reagan e, oito anos depois, os republicanos escolheram George H.W. Bush e não ele. Ganhou a indicação republicana em 1996, mas democrata Bill Clinton.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG