Links de Acesso

Morreu Marisa Letícia, esposa de Lula da Silva


Marisa Letícia quando Lula da Silva teve cancro
Marisa Letícia quando Lula da Silva teve cancro

Velório acontece neste sábado.

A antiga primeira dama do Brasil Marisa Letícia da Silva, mulher do antigo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, morreu nesta sexta-feira, 3, aos 66 anos, informou o Hospital Sírio-Libanês, onde ela estava internada desde o dia 24 de Janeiro depois de sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico causado pela ruptura de um aneurisma.

Lula da Silva anunciou no Facebook que o velório será realizado no sábado, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.

"O velório será neste sábado, das 9h às 15h, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dona Marisa Letícia se conheceram", afirma a publicação na rede social do antigo presidente.

O Presidente Michel Temer decretou luto oficial de três dias, afirmando lamentar "profundamente" a morte da ex-primeira-dama.

Na quinta, o hospital já havia informado que não havia fluxo sanguíneo no cérebro da ex-primeira-dama e a família tinha autorizado os procedimentos para a doação de órgãos de Marisa Letícia.

Segunda mulher do ex-presidente Lula - a primeira morreu, grávida de sete meses - Marisa nasceu em São Bernardo do Campo. Neta de italianos, a “galega”, como o ex-presidente a chamava, também era viúva quando conheceu Lula, em 1973. Seu primeiro marido foi assassinado com poucos meses de casamento.

Lula e Marisa casaram-se no civil em maio de 1974, seis meses após se conhecerem, e tiveram três filhos. O filho do primeiro casamento de Marisa foi oficialmente adotado por Lula aos 10 anos.

Desde então, Marisa, que tinha também cidadania italiana, acompanhou o marido em toda a sua trajetória política, desde as greves no final da década de 1970, passando pela prisão de Lula, em 1980, e pela fundação do PT, além das campanhas eleitorais. Ela foi responsável por confeccionar a primeira bandeira do PT.

Muitas vezes comparada à primeira-dama anterior, a acadêmica Ruth Cardoso, Marisa foi criticada por uma postura menos atuante, ao não se envolver com nenhuma ação ou programa do Governo durante a gestão de Lula.

XS
SM
MD
LG