Morreu, hoje, aos 83 anos de idade o conceituado músico moçambicano João Domingos.
Fontes próximas da sua família dizem que João Domingos esteve, nas últimas semanas, hospitalizado em Londres após sofrer um acidente cardiovascular.
Cantor e guitarrista, nascido em Inharrime, na província de Inhambane, a 13 de Maio de 1933, João Domingos iniciou a carreira como percussionista, na sua terra natal.
No dia 1 de Janeiro de 1956, em Lourenço Marques, actual Maputo, criou o trio Hoola Hop, que viria a tornar-se no legendário Conjunto João Domingos, no qual pontificaram Gonzana e Young Issufo.
Nessa época, o seu grupo, a par de Djambu e Harmonia, foi responsável pela popularização da marrabenta, a expressão musical mais internacionalizada de Moçambique.
Entre outras, o Conjunto João Domingos tornou populares as cancões “ma wacu”, ou “mwana”.
Foi futebolista do São José, Munhuanense Azar, 1º de Maio e Atlético.
Dedicou-se ao basquetebol, pesca e pintura.
Criou o trio Hoola Hop, que viria a tornar-se no legendário Conjunto João Domingos, no qual pontificaram Gonzana e Young Issufo
Poderá gostar também
-
fevereiro 01, 2023
Washington Fora d’Horas
-
janeiro 31, 2023
Washington Fora d’Horas: Papa Francisco visita a Rep. Dem. Congo