Links de Acesso

Morreu Aretha Franklin


Aretha Franklin

Rainha do "soul" tinha 76 anos de idade

A cantora americana Aretha Franklin morreu nesta Quinta-feira, 16, em Chicago, onde se encontrava muito doente há vários dias, informaram agências de notícias, citando fontes familiares.

Ela lutava contra um cancro no pâncreas, que se agravou na última semana, e outras complicações se saúde.

Última estrela viva na era de ouro da música negra americana Franklin, de 76 anos, anunciou a sua reforma no início de 2017, com a ideia de limitar a sua agenda a poucas e bem seleccionadas apresentações, mas mesmo essas tiveram de ser canceladas este ano por recomendação médica.

Aretha Franklin faz Presidente Obama chorar
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:23 0:00

Nascida em 1942 em Memphis, Tennesse, começou a carreira na década de 1960, a bordo de criações que marcaram a chegada da chamada música gospel à secular com sucessos lendários como Respect ou (You Make Me Feel) A Natural Woman.

Aretha Franklin cresceu em Detroit, a outrora rica metrópole dos carros e da música,e vinha de uma das muitas famílias afro-americanas que migraram do sul para o norte do país com o boom industrial.

Aretha Franklin actua no Radio City Music Hall, a 19 de Abril , 2017, Nova Iorque
Aretha Franklin actua no Radio City Music Hall, a 19 de Abril , 2017, Nova Iorque

O pai, reverendo Clarence LeVaughn Franklin, era um conhecido pastor evangélico,muito próximo de Martin Luther King, apesar das alegações de maus-tratos a mulheres que pairam sobre a sua figura.

Franklin começou a cantar na igreja e assumiu-se como uma activista a favor dos direitos civis, tendo o antigo Presidente Barack Obama como um dos seus maiores admiradores.

Aretha Franklin canta durante a cerimónia de posse do Presidente Barack Obama em Washington, a 20 de Janeiro 2009.
Aretha Franklin canta durante a cerimónia de posse do Presidente Barack Obama em Washington, a 20 de Janeiro 2009.

Entre outros momentos altos da carreira, a artista cantou no funeral do ícone da luta pelos direitos cívicos, Martin Luther King, e na posse do Presidente Barack Obama.

A última apresentação dela aconteceu em Novembro passado, em Nova Iorque, no aniversário de 25 anos da Elton John AIDS Foundation.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG