Links de Acesso

"O Rei da Comédia" é lembrado em todo o mundo

O actor e humorista americano Jerry Lewis morreu aos 91 anos neste domingo, 20, em casa no Estado de Nevada.

Não há informação sobre a causa da morte mas há dois meses ele foi internado devido a uma uma infecção urinária.

A última apresentação de Lewis ocorreu no hotel South Point, em Las Vegas, em Outubro do ano passado.

Chamado de o “Rei da Comédia", Jerry Lewis ficou conhecido por suas causas humanitárias, com o programa beneficente anual por ocasião do Dia do Trabalho para a Associação de Distrofia Muscular, que apresentou de 1952 a 2011.

Por isso, ele chegou a figurar na lista dos candidatos a recebe o Nobel da Paz em 1977.

História

Jerry Lewis ganhou notoriedade maior juntamente com o cantor Dean Martin, com quem actuou desde1946 e formou uma das duplas mais memoráveis do humor americano.

Dean Martin era o elegante da dupla, especialmente quando cantava, enquanto Jerry Lewis exercia o papel do parceiro imprevisível.

Após 10 anos de sucessos no teatro, ele atingiu o pícaro da fama no cinema, graças a filmes como "O marujo foi na onda" (1952) e "O rei do laço" (1956).

Ao longo de cinco décadas de carreira, ele foi protagonista de mais de 50 filmes.

O mais famoso é a comédia “O Professor Aloprado”, de 1963, que conta a história do atrapalhado professor universitário Julius Kelp.

Depois de ser humilhado por alunos e quase demitido da instituição de ensino pelas constantes trapalhadas em que se envolve, Kelp cria uma fórmula que o faz ser elegante, charmoso e bom de papo. Nasce então Buddy Lee.

Ao longo de sua carreira, Jerry Lewis ganhou vários prémios, entre eles o American Comedy Awards, Golden Camera, Los Angeles Film Critics Association e do Festival de Venice.

Além disso, ele possui duas estrelas na Calçada da Fama e, em 2005, recebeu o Governors Award da Academia de Artes e Ciências Televisivas.

Jerry Lewis nunca recebeu um Oscar pelos seus filmes, mas em 2009 ele foi lembrado pela Academia de Cinema em 2009, quando recebeu um Oscar pelo seu trabalho humanitário.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG