Links de Acesso

Morre antigo primeiro-ministro guineense Manuel Saturnino da Costa


Bandeira da Guiné-Bissau no corredor da VOA, Washington

"Comandante" Manuel Saturnino dirigiu o Governo entre Outubro de 1994 e Junho de 1997

O antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau Manuel Saturnino da Costa morreu nesta quarta-feira, 10, em Bissau depois de doença prologada aos 78 anos de idade.

Saturnino da Costa chefiou o Governo entre Outubro de 1994 e Junho de 1997, sob a Presidência de Nino Vieira que o demitiu alegadamente devido à crise económica, dias antes do início de um novo levantamento militar.

Durante a Presidência de Kumba Ialá, em 2000, o antigo Chefe do Governo foi preso juntamente com outro ex-primeiro-ministro, Carlos Correia equatro antigos ministros alegadamente por corrupção.

Conhecido por "Comandante" Manuel Saturnino, devido à sua patente na luta pela independência nacional, foi absolvido em Junho de 2003.

Eleito deputado em 2008, Costa foi nomeado ministro da Presidência do Conselho de Ministros e no seguinte tentou ser candidato presidencial apoiado pelo PAIGC, mas o partido escolheu Malam Bacai Sanhá.

Foi demitido do cargo em Outubro de 2009 e distanciou-se do PAIGC.

Nascido em Bolama, no arquipélago dos Bijagós, Saturnino da Costa abraçou cedo o PAIGC e chegou a ser comandante durante a luta armada pela independência.

Nos últimos tempos, ele passou a ser conotado com o Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15), partido fundado por dissidentes do PAIGC.

Desconhece-se a data do funeral.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG