Links de Acesso

Moreira Chonguiça partilha música de Moçambique na Universidade de Howard


Moreira Chonguica (centro), Hélder Gonzaga (baixista, esquerda) e Kevin Gibson (baterista, direita), em Nova Iorque,19 de Setembro, 2017.
Moreira Chonguica (centro), Hélder Gonzaga (baixista, esquerda) e Kevin Gibson (baterista, direita), em Nova Iorque,19 de Setembro, 2017.

Na terca-feira, 19, Chonguiça actuou na homenagem ao presidente do Gana em Nova Iorque.

O músico moçambicano Moreira Chonguiça vai orientar, nesta quinta-feira, 21, uma palestra sobre música moçambicana na Universidade de Howard, na cidade de Washington DC, capital dos Estados Unidos da América.

Na mesma sessão, o saxofonista e compositor irá partilhar o seu trajecto musical, em grande parte dominado pelo género jazz, que abraçou na década de 1990, em Maputo.

No dia seguinte, 22, Moreira vai actuar na conferência anual do Congressional Black Caucus (CBC), também em DC. O CBC é uma organização constituída por membros africano-americanos do Congresso dos Estados Unidos.

Moreira encontra-se nos Estados Unidos desde o início desta semana.

Na terca-feira foi o principal artista na 33a Gala Anual de Prémios do Instituto África-América, em Nova Iorque, na qual foi laureado o presidente do Gana, Nana Akufo-Addo.

Akufo-Addo, diz o Instituto, é distinguido em nome do povo do Gana, pela contínua liderança e excelência na promoção da democracia e transição pacífica de poder.

Formado em jazz e etnomusicologia pela Universidade do Cabo, na África do Sul, Moreira acaba de lançar o disco M&M, uma colaboração com o camaronês Manu Dibango.

Em 2015, Moreira actuou no Kennedy Center, em DC.

XS
SM
MD
LG