Links de Acesso

Modelo da posse da terra pelo Estado em Moçambique apreciado na África do Sul.


Modelo de posse de terra moçambicano pode inspirar África do Sul
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:49 0:00

Modelo de posse de terra moçambicano pode inspirar África do Sul

O modelo da posse da terra pelo Estado em Moçambique adoptado logo depois da independência em 1975 é apreciado na África do Sul, onde a maioria negra enfrenta falta de espaço físico para a construção de habitação, pratica de agricultura familiar e até mesmo enterrar os seus ente queridos nas zonas de origem.

O partido dos Combatentes pela Liberdade Económica, EFF, criado e liderado por Julius Malema defende a aplicação do modelo adoptado em Moçambique. Para o EFF, a expropriação de parcelas da terra não vai resolver o problema da maioria da população sul-africana sem terra em tempo útil da sua vida, sobretudo porque existem fortes bolsas de resistência dentro e fora do partido no poder.

O ANC decidiu em Dezembro ultimo no seu congresso 54 a expropriação da terra sem compensação e disse que o processo deve decorrer cautelosamente para não desestabilizar a produção e segurança alimentar e a economia que alimenta mais de 200 milhões de habitantes sul-africanos e da região da África Austral, incluindo Moçambique.

Em Fevereiro deste ano, o ANC e o EFF aprovaram com alguns outros partidos, a criação de uma comissão parlamentar para avaliar a eventual emenda constitucional visando acomodar a expropriação da terra sem compensação.

Mas a constituição sul-africana já prevê a expropriação sem compensação para o bem publico. Então, o ANC decidiu no fim-de-semana testar com efeito imediato a constituição, enquanto o trabalho da comissão parlamentar prossegue.

Alguns grupos de brancos e negros considerados conservadores opõem-se vigorosamente à expropriação da terra sem compensação e procuram apoios jurídicos dentro e fora da África do Sul para travar a reforma agraria. Entretanto, analistas consideram que ninguém vai travar o processo aprovado pelo parlamento democrático.

Luís Peixoto/Jornalista luso-moçambicano na RSA

O governo sul-africano que tem construído e distribuído gratuitamente casas de habitação a população marginalizada no tempo do apartheid esta sob pressão porque muita gente ainda não tem habitação e vivem em condições precárias. A população exige terra para construção de habitação com os seus próprios meios.

O governo poderá abandonar o programa da construção e e distribuição de casas com o inicio da expropriação e distribuição da terra.

XS
SM
MD
LG