Links de Acesso

Salários mínimos vão aumentar em Moçambique


Metical, moeda de Moçambique
Metical, moeda de Moçambique

A proposta fica entre 100 e 200 dólares.

A Comissão Consultiva do Trabalho alcançou um consenso no processo de negociação entre os sindicatos e as entidades patronais para a fixação dos salários mínimos em todos os sectores de actividades no país, sem no entanto revelar as percentagens de aumento.

Salário minimo vai aumentar em Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:18 0:00
Faça o Download

O Conselho de Ministro já tem em mãos a proposta de reajuste salarial para este ano, acordada pela Comissão Consultiva do Trabalho que alcançou consenso no processo de negociação entre sindicatos e empregadores.

Os níveis de aumento ainda não são conhecidos, mas os trabalhadores moçambicanos já fazem as contas sobre o valor ideal do salário mínimo, propostas que variam entre os cinco e de10 mil meticais, ou seja entre os 100 e 200 dólares americanos.

O actual custo de vida, a conjuntura político-económica que o país atravessa são alguns pontos que pesaram na definição dos níveis de reajuste salarial, segundo revelou João Loforte, secretário-geral da comissão, que escusou-se a revelar as percentagens de aumento para cada sector de actividade.

O secretário-geral da Organização dos Trabalhadores de Moçambique-Central Sindical (OTM) Alexandre Munguambe reconheceu que os valores ora aprovados não vão satisfazer as reais necessidades dos trabalhadores.

O reajuste salarial do ano passado variava de quatro a 13 por cento.

O sector da agricultura, caça e silvicultura é dos que têm o salário mínimo mais baixo o de 3.183 meticais (o equivalente a 65 dólares americanos).

XS
SM
MD
LG