Links de Acesso

Moçambique que ser produtor de referência de electricidade na África Austral


País prepara-se para chegar a Malawi, Zâmbia e Tanzânia

O Governo de Moçambique pretende arrancar, em 2018, com a interligação eléctrica com o vizinho Malawi e, em breve, com a Zâmbia, no âmbito do seu ambicioso projecto de se tornar o produtor de referência de electricidade ao nível da região austral de África.

O director nacional de energia no Ministério dos Recursos Minerais e Energia, Pascoal Bacela, disse que o projecto de interconexão com o Malawi se encontra em fase bastante avançada, tendo sido inclusive, concluído o respectivo estudo de viabilidade.

Bacela falava em Maputo à margem de um seminário em que o tema de debate foi o projecto de interconexão eléctrica com o Malawi.

O governante afirmou que tendo em conta o potencial que Moçambique possui na área de energia, o Governo decidiu decidiu fazer esforços para que o país seja pum rodutor de referência na região.

Isso, destacou aquele responsável, "significa ter capacidade para a satisfação das nossas necessidades internas, mas também fazer da energia um produto de exportação para os países da região".

Moçambique tem, na actualidade, interligações eléctricas com o Zimbábue, África do Sul e Swazilândia.

Para além do Malawi, Moçambique pretende também ter interligações com a Zâmbia e Tanzania.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG