Links de Acesso

Erosão coloca em risco casas de milhares de pessoas em Nacala


Erosão, Nacala, Moçambique
Erosão, Nacala, Moçambique

Governo local necessita de 100 milhões de dólares para combater o fenómeno.

Cerca de sete mil pessoas correm o risco de perderem as suas residências no distrito de Nacala, na província moçambicana de Nampula, devido à erosão dos solos na região.

Milhares de pessoas correm o risco de perder as casas em Nacala
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:04 0:00
Faça o Download

A construção desordenada das casas associada às mudanças ambientais são apontadas pelas autoridades governamentais como sendo a principal causa do desgaste do solo do distrito.

O Governo, no entanto, não tem dinheiro para enfrentar o problema.

O problema regista-se há a décadas e está fora das capacidades do Governo local.

Este fenómeno é maior exactamente nas áreas onde o Governo, no passado, pediu que não fossem usadas para habitação, mas sem fiscalização, as pessoas construíram casas que hoje estão em risco.

O administrador de Nacala, Assane Assane , reconhece a falta de fiscalização.

O governo necessita de 100 milhões de dólares para travar a erosão, mas nem tem dinheiro, nem tem qualquer parceiro à vista.

O pior, como receia Ussene Assane, é que este fenómeno possa reduzir no futuro a profundidade do porto em virtude de que quando chove muita areia é levada pelo mar.

Do outro lado, os moradores das áreas afectadas temem perder as suas residências, pois à medida que o tempo passa a situação tende a agravar-se ainda mais.

O Governo diz estar preocupado com a situação e por agora está a tomar medidas de protecção da população residente nas zonas de maior erosão.

A primeira passa, de acordo com o administrador de Nacala, por identificar áreas seguras para os moradores construírem as suas casas.

Mas antes de reassentar a população, o Governo afirma estar consciente de que tem de criar serviços básicos nas futuras áreas de residência.

XS
SM
MD
LG