Links de Acesso

Moçambique: Mulheres e crianças, os eternos marginalizados


São muitas as preocupações e muitos os problemas que afectam as crianças e as mulheres em Moçambique.

Em Moçambique as crianças e as mulheres continuam a debater-se com inúmeros problemas e carências. Fazendo o ponto da situação, o Francisco Junior, falou com responsáveis do Unicef e com o Fórum Mulher uma ONG moçambicana.
please wait

No media source currently available

0:00 0:04:17 0:00
Faça o Download
Crianças em conflito com a lei, crianças órfãs que vivem momentos dramáticos por não terem o que comer e onde dormir, crianças pobres violadas sexualmente, crianças com múltiplas carências. São muitas as preocupações e muitos os problemas que afectam a criança, em Moçambique.

Gabriel Pereira, oficial de Comunicação dos escritórios, em Maputo, do Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, entrevistado pela Voz da América e falando de algumas das preocupações, alguns dos problemas que afligem a criança em Moçambique.

E não são apenas as crianças. As mulheres também sofrem, também são muito violentadas. Uma violência que assume várias formas.

Graça Samo é do Fórum Mulher, uma Organização Não-Governamental moçambicana que trabalha e luta pelo bem estar e procura defender os direitos da mulher.

Para Graça Samo, uma das melhores formas de melhorar a situação da mulher em Moçambique é apostar na educação.

E, em relação à criança, ouvimos o oficial de Comunicação do Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, dos escritórios, em Maputo, a falar dos problemas, sim, mas também do que ele disse serem inegáveis avanços.

UNICEF que investe, por ano, em Moçambique, cerca de um milhão de dólares americanos apenas para programas de protecção da criança. Programas que incluem apoios a Ministérios e instituições do Estado que, de forma directa ou indirecta, têm responsabilidades nas acções de protecção da criança neste país da África Austral.
XS
SM
MD
LG