Links de Acesso

Moçambique lança campanha contra casamentos prematuros


Moçambique está entre os 10 países com mais casamentos precoces.

Moçambique está entre os sete países com a maior prevalência de casamentos prematuros em África e entre os 10 mais afectados no mundo por este fenómeno.

Para a inverter esta tendência foi lançada nesta segunda-feira, 11, uma estratégia nacional de prevenção e combate dos casamentos prematuros, assente em acções que visam o combate a algumas práticas culturais que estão por detrás dos elevados índices dos casamentos de raparigas antes dos 15 anos.

Casamentos prematuros são problema em Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:46 0:00
Faça o Download

Dados do Inquérito Demográfico e de Saúde (IDS) apontam que em Moçambique 14 por cento das mulheres, entre os 20 e os 24 anos de idade, casaram-se antes dos 15 anos e 48 por cento antes dos 18 anos.

Em termos de distribuição geográfica do fenómeno, as províncias das zonas Centro e Norte são as mais afectadas, com destaque para Nampula (24 por cento), Zambézia (18 por cento), Cabo Delgado, Tete e Manica (nove por cento cada).

Os elevados índices de casamentos prematuros colocam Moçambique entre os 10 países africanos mais afectados por este mal, facto que levou o Governo e parceiros internacionais a desenharem uma estratégia nacional de prevenção e combate aos casamentos prematuros, segundo deu a conhecer hoje Cidália Chaúque, ministra da Mulher e Acção Social.

A estratégia aponta para a sensibilização, até 2019, das famílias, líderes religiosos e tradicionais, comunidade, crianças e sociedade no seu todo para a prevenção dos casamentos prematuros.

Esta estratégia conta com apoio de organizações internacionais, como a ONU, cuja coordenadora residente, Márcia de Castro, considerou o fenómeno uma violação grave aos direitos das crianças.

A nível global aproximadamente 15 milhões de raparigas casam-se anualmente antes dos 18 anos de idade, e Moçambiuqe não foge à regra, pois uma em cada duas crianças casam-se antes do 18 anos e 14 por cento delas antes dos 15 anos.

Representantes da sociedade civil dizem esperar que a estratégia ajude a travar esta tendência, tendo em conta questões culturais que estão por detrás dos casamentos prematuras.

A prestação de assistência multiforme a cerca de 900 mil crianças em situação de vulnerabilidade e seus agregados familiares, através dos programas de segurança social básica, é uma das componentes contidas na estratégia.

XS
SM
MD
LG