Links de Acesso

Acordo com Anadarko suscita apelos de maior transparência em Moçambique


Exploração deverá iniciar em 2020.

Analistas defendem maior transparência nas negociações entre o governo de Moçambique e a companhia americana Anadarko, que anunciaram, para breve, o arranque do projecto de exploração de gás natural, na bacia do Rovuma, no norte do país.

Acordo com Anadarko suscita apelos de maior transparência em Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:26 0:00

O arranque do projecto orçado em cerca de 25 mil milhões de dólares foi anunciado no final de um encontro entre o Primeiro-Ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário e o vice-presidente da Anadarko, John Grant.

Para alguns analistas, este projecto e outros ligados à exploração de recursos naturais são importantes para o desenvolvimento do país, e a sua negociação deve ser feita com transparência, "porque os recursos são de todos os moçambicanos e, através dos mecanismos representativos existentes, devem ter a oportunidade de discutir esta questão".

A Anadarko tenciona começar a produzir gás natural liquefeito a partir do primeiro trimestre de 2020, com uma produção anual de 12 milhões de toneladas. O que está a ser negociado é que um quarto dessa produção deverá ser disponibilizada a Moçambique.

O vice-presidente da Anadarko disse que no encontro com o Primeiro-Ministro foram registados progressos, no que diz respeito a aspectos legais preponderantes na implementação do projecto.

John Grant afirmou terem sido discutidos aspectos técnicos ligados à construção do porto, de terminal marítimo e de fábricas de gás natural liquefeito.

XS
SM
MD
LG