Links de Acesso

Moçambique vai pedir apoio de parceiros para reconstruir zonas libertadas do terrorismo


Paróquia destruida, Mocímboa da Praia, Cabo Delgado, Moçambique
Paróquia destruida, Mocímboa da Praia, Cabo Delgado, Moçambique

O governo moçambicano deverá lançar, em breve, um apelo aos parceiros internacionais de cooperação, para apoiarem na reconstrução dos distritos libertados do terrorismo, nomeadamente, Mocímboa da Praia, Macomia e Palma, na província de Cabo Delgado.

Animado pelos resultados operativos da força militar conjunta, que envolve as Forças de Defesa e Segurança, e os exércitos do Ruanda e da SADC, o governo está já a projectar o processo de reconstrução, tendo aprovado, nesta semana, em sessão do Conselho de Ministros, o plano para o efeito.

Moçambique vai pedir apoio de parceiros para reconstruir zonas libertadas do terrorismo
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:16 0:00

Neste momento, ainda não há dados objetivos da dimensão das destruições, muito menos o custo que o plano vai absorver, contudo, pelas projecções iniciais, o processo deverá contar com apoio de parceiros internacionais.

“Dentro em breve vai haver sessões apropriadas de apresentação (do plano) em que vão ser partilhados elementos específicos sobre a questão do orçamento, quem são os parceiros que já se pronunciaram e de quem se espera algum tipo de apoio” explicou o porta-voz do executivo, Filimão Suaze.

De acordo com Suaze, já há acções em curso, nomeadamente, no que diz respeito ao restabelecimento da rede eléctrica e outros aspectos imediatos, contudo, a capacidade interna é limitada para a dimensão do que deve ser reconstruído.

“O Governo já está no terreno a avançar com os meios próprios, mas, certamente não serão suficientes, não se pode esperar até que os parceiros se pronunciem. No âmbito das suas responsabilidades, o Governo está avançando", salientou.

Endividamento divide opiniões

Com a experiência do plano de reconstrução pós-ciclone Idai, que devastou a cidade da Beira, onde apesar de várias promessas, o plano continua com défice de financiamento, analistas estão divididos sobre uma eventual ida ao mercado, para contratar um endividamento público para materializar as acções previstas para Cabo Delgado.

Para o analista Fonete Taerro, o executivo deve equacionar tudo o que for necessário para garantir segurança das populações, após o regresso às zonas libertadas.

“A segurança das pessoas e o seu bem-estar não tem preço. Se o Governo decidir pelo endividamento, para uma missão nobre como a segurança do Estado e das pessoas, seguramente vale a pena,” disse o analista.

Opinião oposta tem Albino Forquilha, que considera que o país deve evitar qualquer acção que represente endividamento público.

“Não é oportuno falarmos mais de dívidas para o país, porque efetivamente, nós temos uma dívida insustentável e contratando outra dívida hoje, nós estaremos a perpetuar o sofrimento humano, não temos condições para que essa dívida seja paga de forma sustentável” vincou.

XS
SM
MD
LG