Links de Acesso

Moçambique: Mediador do Acordo de Paz de 1992 visita Maputo para balanço da sua implementação


Cardeal Matteo Maria Zuppi, mediador do Acordo Geral de Paz de Moçambique de 1992, Vaticano
Cardeal Matteo Maria Zuppi, mediador do Acordo Geral de Paz de Moçambique de 1992, Vaticano

Negociador da Renamo, Raúl Domingos, diz que falta concluir processo de Desmilitarização, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos antigos guerrilheiros

O cardeal Matteo Maria Zuppi, mediador das conversações que culminaram na assinatura do Acordo Geral de Paz para Moçambique em 1992, chega na sexta-feira, 12, a Maputo, para participar num evento comemorativo dos 30 anos daquele acordo, que apesar de progressos na sua implementação, ainda tem questões importantes por resolver.

O acordo que pôs termo a 16 anos de conflito armado em Moçambique foi assinado a 4 de Outubro de 1992, na sede da comunidade de SantEgídio, em Roma, Itália, e Dom Matteo Zuppi, antecipou a sua deslocação à capital moçambicana, por causa da sua agenda, como arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana.

Fonte da representação da comunidade de SantEgídio em Moçambique disse que Zuppi vai proferir ainda na sexta-feira uma palestra na Sé Catedral de Maputo, durante a qual apresentará as suas memórias sobre as negociações de paz e uma avaliação do processo de implementação do Acordo Geral de Paz.

Raúl Domingos foi o negociador chefe da Renamo do acordo de paz e diz que Dom Matteo Zuppi foi o pivot desse processo "porque tudo girava à volta dele".

"Ele era incansável no contacto e na aproximação das partes, na busca de soluções, e em vários momentos conseguia trazer propostas que fossem consensuais, desbloqueando assim algumas situações de impasse", acrescenta o futuro embaixador moçambicano junto do Vaticano.

A comunidade de SantEgídio diz que estas foram das negociações de paz bem sucedidas a nível mundial e Raúl Domingos está de acordo, mas sublinha que o acordo ainda tem assuntos por resolver, mormente os relacionados com o processo de Desmilitarização, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos guerrilheiros da Renamo.

"Há momentos em que faltam recursos para o pagamento de subsídios dos militares desmobilizados e isso cria, de alguma forma, situações que podem retardar o processo, mas o que podemos perceber é que as partes têm estado a envidar esforços para que tudo decorra de acordo com aquilo que está estabelecido nos acordos", realça.

Entretanto, o cardeal de Maputo, Dom Francisco Chimoio, considera que apesar desse esforço, as autoridades precisam de se empenhar ainda mais na satisfação das necessidades mais básicas dos cidadãos, para que a paz seja duradoira.

Por seu turno, o professor Carlos Samuel diz ser preciso acelerar o processo de Desmilitarização, Desmobilização e Reintegração dos guerrilheiros da Renamo, porque, sem isso, a paz não será efectiva.

XS
SM
MD
LG