Links de Acesso

Moçambique marcha para a produção de gás


Plataforma flutuante de liquefação de gás na Bacia do Rovuma, em Moçambique
Plataforma flutuante de liquefação de gás na Bacia do Rovuma, em Moçambique

As autoridades moçambicanas de recursos minerais e energia anunciaram, neste sábado (18), o início da “introdução de hidrocarbonetos na instalação Coral Sul FLNG, atracada ao largo da Bacia do Rovuma”, no norte do país.

“Com a introdução de gás na instalação Coral Sul FLNG estarão criadas as condições para que o primeiro carregamento de Gás Natural Liquefeito seja efectuado no segundo semestre do presente ano”, lê-se num comunicado do ministério de Recursos Minerais.

O titular da pasta, Carlos Zacarias, é citado no mesmo a afirmar que tal marco coloca Moçambique no mapa do grupo de países produtores de Gás Natural Liquefeito.

“Este facto terá impacto significativo nas receitas e contribuição para a segurança energética global e demonstra que as condições criadas pelo Governo para o desenvolvimento deste projecto, permitiram a execução do mesmo dentro dos prazos,” disse Zacarias.

A Coral Sul FLNG tem a capacidade de liquefação de 3,4 milhões de toneladas de gás natural por ano, e é operada por um consórcio liderado pela italiana ENI, Empresa Nacional de Hidrocarbonertos (Moçambique),ExxonMobil, CNPC, GALP e KOGAS.

XS
SM
MD
LG