Links de Acesso

Moçambique longe da integração regional


Comunidade de Desenvolvimento da África Austral
Comunidade de Desenvolvimento da África Austral

Analistas e empresários dizem ser necessário olhar para homens e negócios de outra forma

Analistas dizem que Moçambique tem problemas na sua integração no mercado regional da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), resultantes da forma como o Governo trata questões duma economia integrada por haver fragmentação e quebras de abordagem que não ajudam o processo ao longo do tempo.

Moçambique longe da integração regional
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:12 0:00

Os especialistas afirma que , mesmo tendo em conta a desvantagem em relação à Africa do Sul, Moçambique tem a possibilidade de tirar benefícios da integração regional porque são países diferentes e cada um tem especificidades que podem virar negócios de parte a parte.

Mas para isso, avançam empresários, é necessário que o país mude a forma como encara o seu empresariado nacional e o mercado regional, "resolvendo, por exemplo, a questão do acesso ao crédito, para além do facto de o dinheiro ser muito caro" .

O economista Constantino Marrengula diz que do ponto de vista de capacidade industrial, o país está em desvantagem, mas tem a possibilidade de tirar benefícios da integração regional.

Na opinião do economista, "é uma questão de o país se potenciar naquilo que pode tirar maior vantagem associado aos outros, e tal como sublinha o economista, o problema que nós temos é que, muitas vezes queremos fazer tudo, mas depois fazemos de maneira fragmentada".

Marrengula destacou que "o grande problema é como é que nós tratamos da economia de forma integrada, sistemática e consistente, temos fragmentação e quebras de abordagem ao longo do tempo, e isso não nos ajuda. Provavelmente, temos também problemas de liderança".

XS
SM
MD
LG