Links de Acesso

Moçambique expulsa jornalista britânico Tom Bowker


Tom Bowker, jornalista britânico
Tom Bowker, jornalista britânico

Bowker, entre outros tópicos, cobria a insurgência em Cabo Delgado e corrupção envolvendo figuras ligadas ao Governo

O jornalista britânico Tom Bowker vai ser expulso de Moçambique, ainda nesta semana, por ordem das autoridades de migração do país, escreve a imprensa de Maputo.

Bowker, editor do portal Zitamar News, deve abandonar Maputo, na sexta-feira, 29, diz uma determinação do Serviço Nacional de Migração (SENAMI), citada pelo jornal Ponto por Ponto.

Tal acontece depois de a Bowker ter sido retirado o cartão de jornalista pelo Gabinete de Informação (Gabinfo), uma entidade governamental.

“Nós retiramos o cartão (de jornalista) e essa coisa de expatriamento não é connosco”, disse Emília Moiane, ex-jornalista desportiva, que dirige o Gabinfo.

Bowker, entre outros tópicos, cobria a insurgência em Cabo Delgado e corrupção envolvendo figuras ligadas ao Governo de Maputo e, nos meios políticos, consta que tal cobertura incomodava os círculos próximos do poder.

Em finais de 2020, o Gabinfo pediu a Bowker documentos para provar a existência do Zitamar.

“Quando alguém solicita os documentos são analisados. Faltava o documento que dizia que o Zitamar existe e ele não apresentou até agora”, disse ao Ponto por Ponto, Mendes Mutenda, director de comunicação do Gabinfo.

Zitamar é um portal por assinatura, com notícias em Inglês.

A audiencia inclui missões diplomáticas e organizações não-governamentais.

XS
SM
MD
LG