Links de Acesso

Moçambique: Dom Carlos Matsinhe vai reformar-se


Dom Carlos Matsinhe, Bispo Anglicano de Moçambique
Dom Carlos Matsinhe, Bispo Anglicano de Moçambique

Dom Carlos Matsinhe, bispo da Diocese dos Libombos, vai à reforma, cumpridos 45 anos de sacerdócio na Igreja Anglicana em Moçambique, escreve o diário O País, de Maputo.

Dom Carlos Matsinhe é também presidente da Comissão Nacional de Eleições, e nas últimas “autárquicas” foi alvo de críticas de partidos da oposição e sociedade civil, por alegadamente o processo ter sido viciado.

Matsinhe diz que a sua reforma não tem nada a ver com pressão resultante dos problemas eleitorais.

Ele é citado a afirmar que “ao abrigo das leis que regulam os mandatos da liderança na Igreja Anglicana, chegou o momento de pôr à disposição os cargos que me foram investidos e o faço com muita alegria, gratidão e entusiamo”.

Quanto ao trabalho na igreja, ele recorda que “quando fui bispo, desempenhei a função numa igreja que tinha quatro dioceses, três em Moçambique e uma em Angola, que servia a todo o país. Quando termino, deixo uma província (anglicana) que tem 12 dioceses e igual número de bispos, cumulativamente, Moçambique e Angola”.

No domingo, 14 de Julho, terá lugar um culto de gratidão a Deus, no pavilhão de Maxaquene, Cidade de Maputo, que pode marcar a reforma de Matsinhe.

Fórum

XS
SM
MD
LG