Links de Acesso

Moçambique: Crime organizado tem grande força em Moçambique", diz arcebispo da Beira


Claudio Dalla Zuanna, Arcebispo da Beira, Moçambique, 17 Abril 2022
Claudio Dalla Zuanna, Arcebispo da Beira, Moçambique, 17 Abril 2022

Cláudio Dalla Zuanna diz que os seus responsáveis estão infiltrados no sector da Justiça

O crime organizado tem grande força em Moçambique, afirmou o arcebispo da Beira em conversa com jornalistas neste sábado, 4, na capital da provincia de Sofala.

Ao comentar o rapto, em Maio, de uma estudante de 19 anos da Universidade Católica de Moçambique (UCM), à margem da cerimónia de graduação, Cláudio Dalla Zuanna afirmou que “estes são sinais de uma sociedade onde o mal, o crime organizado tem grande força, num contexto de muita impunidade".

A situação é ainda mais perigosa, segundo Zuanna, porque os autores desses crimes conseguem infiltrar-se nas próprias instituições da justiça.

“Queria manifestar a minha solidariedade para com a família, que deve estar em grande sofrimento neste momento", acrescentou ainda o arcebispo, revelando “grande tristeza” pelo sequestra da estudante.

A filha de um empresário local foi raptada a 19 de Maio, em mais um dos muitos casos do género que têm assolado Moçambique.

A 27 de Dezembro de 2021, a ministra do Interior, Arsénia Massingue, reconheceu, durante uma cerimónia de patenteamento de novos oficiais, que, a par do terrorismo, que já atingiu a província do Niassa, os raptos, continuam a ser um bico d'obra.

"Os desafios ainda estão aquém de ser extinguidos. Os focos de insurgência que já atingem alguns distritos da província do Niassa e a problemática de raptos em algumas cidades do nosso país, reforçam os desafios que à corporação são colocados," disse a governante na altura.

XS
SM
MD
LG