Links de Acesso

Moçambicanos "surpresos" com aumento do preço dos combustíveis


Filas em bomba de gasolina, na capital moçambicana, Maputo. Moçambique, Janeiro 2017

Medida surge um dia depois de o Governo tomar medidas para mitigar subida de preços

Os moçambicanos acordaram nesta quinta-feira, 17, com novos preços de combustíveis, que chegam com um agravamento de oito meticais mais caros para a gasolina e seis para o diesel.

A nova tabela foi anunciada na noite da quarta-feira e pegou os automobilistas praticamente de surpresa.

Moçambicanos "surpresos" com aumento do preço da gasolina - 2:12
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:11 0:00

"Isto vai ser um sufoco para nós, e para a população no geral" eram as palavras mais ouvidas entre os automobilistas.

Os operadores do transporte público dizem que a nova tabela vai asfixiar as suas actividades e aventam mesmo a possibilidade de agravarem a tarifa, para dar sustentabilidade ao trabalho.

O Governo agrava o preço, precisamente um dia depois de ter anunciado seis medidas fiscais que, alegadamente, visavam atenuar o impacto do que vinha sendo a escalada do custo do barril do crude no mercado internacional.

O director-geral da Autoridade Reguladora da Energia diz que não fosse as medidas em causa a tabela seria ainda mais pesada.

"Fizemos cálculos de acordo com a estrutura e as medidas tomadas e foi possível aliviar o preço. Sem elas, o custo seria ainda maior" justificou Paulo da Graça.

Com o agravamento da tarifa dos combustíveis, antevê-se o agravamento do custo de vida, na medida em que mais produtos essenciais vão seguir a mesma direcção.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG