Links de Acesso

Moçambicanos insistem que Manuel Chang deve ser extraditado para os Estados Unidos


Manuel Chang, antigo ministro das Finanças de Moçambique
Manuel Chang, antigo ministro das Finanças de Moçambique

A absolvição de Jean Boustani, considerado o mentor das dívidas ocultas, continua a suscitar reações, com alguns analistas a considerar que o júri não estava sensibilizado sobre os crimes de que o libanês era acusado e a defender que o caso Manuel Chang, deve continuar a seguir o seu curso, nomeadamente, a extradição para os Estados Unidos.

Moçambicanos insistem que Manuel Chang deve ser extraditado para os Estados Unidos
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:21 0:00

"Eu penso que o júri não estava sensibilizado sobre estes crimes, sobretudo se os três crimes foram ou não cometidos nos Estados Unidos", afirmou o analista Fernando Lima.

Lima diz que a decisão de ilibar Jean Boustani defraudou a expectativa de muitos moçambicanos, mas considera que em Moçambique, "estamos habituados a que julgamentos aconteçam na praça pública, onde o tribunal de opinião é que é válido".

"Temos que aprender com a experiência de que nem sempre é assim", defende Fernando Lima.

O analista Tomás Rondinho também é da opinião de que o júri não estava muito sensibilizado sobre o tipo de crimes cometidos por Jean Boustan, mas, na sua opinião, a absolvição deve-se ao facto de não se ter apurado toda a verdade.

"Provavelmente, o júri não apurou toda a verdade, mas se isso não aconteceu, quem são os culpados e quando e aonde é que esses culpados serão julgados", interroga-se aquele analista.

Por seu turno, o político Raúl Domingos entende o processo de extradição de Manuel Chang deve prosseguir, e lamenta a absolvição de Jean Boustan, "que aos olhos do cidadão comum, é o principal mentor das dívidas ocultas".

O também político Yaqub Sibindy diz haver quem pense que com a absolvição de Jean Boustan todas as pessoas detidas no âmbito das dívidas ocultas devem ser consideradas inocentes e que Manuel Chang não deve ser extraditado para os Estados Unidos.

Refira-se que Manuel Chang, antigo ministro moçambicano das Finanças e deputado da Assembleia da República, encontra-se detido na África do Sul, a pedido da justiça norte-americana.

XS
SM
MD
LG