Links de Acesso

Moçambicanos escolhem líderes autárquicos


Um eleitor em Nampula descarrega o seu voto na urna. Eleições autárquicas em Moçambique, 11 de outubro 2023
Um eleitor em Nampula descarrega o seu voto na urna. Eleições autárquicas em Moçambique, 11 de outubro 2023

Os moçambicanos estão hoje a votar em líderes autárquicos. São cerca de cinco milhões de eleitores que votam em 65 municípios.

A imprensa de Maputo escreve que são registadas enchentes nalgumas assembleias de voto e atraso do processo noutras. Há queixas de irregularidades por clarificar em certas assembleias.

Alguns líderes políticos e candidatos pediram calma e votação transparente, e o presidente Filipe Nyusi elogiou a capacidade organizativa dos órgãos eleitorais.

Eleições Autárquicas: Líderes partidários já votaram
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:02 0:00

"Queremos eleições livres, justas e transparentes", disse Ossufo Momade, presidente da Renamo.

Momade, que votou em Maputo, é citado pelo diário O País a pedir aos eleitores para votarem com a “consciência no lugar (...) hoje é dia de festa, não é dia de guerra”.

O líder do Movimento Democrático de Moçambique, Lutero Simango, reafirmou que os eleitores devem permanecer no local de votação para fiscalizar a sua escolha.

Mas o presidente do Conselho Nacional de Eleições, Dom Carlos Matsinhe, disse que “depois de votar, cada um deve seguir à sua casa, não há razão nenhuma de permanecer no local da votação”.

Os partidos de oposição têm defendido a permanência de eleitores nas assembleias para evitar a fraude.

São 4.8 milhões de eleitores inscritos em todas as 65 autarquias, sendo que 12 vão acolher o escrutínio pela primeira vez na história da autarcização de Moçambique.

Fórum

XS
SM
MD
LG