Links de Acesso

Pretória: Ministros da SADC debatem orçamento


Fábrica de vestuário na África do Sul, o país mais industrializado da SADC.
Fábrica de vestuário na África do Sul, o país mais industrializado da SADC.

O montante para financiar as actividades da SADC até próximo ano é ainda desconhecido.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação dos 16 países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) estão reunidos, em Pretoria, para decidir sobre o orçamento do bloco económico regional para 2018-2019.

O montante para financiar as actividades da SADC até próximo ano é ainda desconhecido.

Ministros da SADC reunidos em Pretoria
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:14 0:00

A chefe da diplomacia sul-africana, nova no pelouro, dirige o Conselho de Ministro da SADC, por inerência da presidência rotativa anual da organização assumida pelo seu país.

Lindiwe Sisulu disse aos seus colegas que a SADC tem uma necessidade crítica para o desenvolvimento industrial sustentado por boas infraestruturas ainda inexistentes.

A ministra Sisulu alertou que a industrialização permanece o requisito primário para a prosperidade na região e deve ser alcançada através de forte parceria com o sector privado.

O ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros, José Pacheco, reconheceu que a industrialização é um enorme desafio para os países da SADC.

O maior desafio dos países da SADC é mesmo a falta de recursos financeiros para o financiamento da estratégia da industrialização regional aprovada em Abril de 2015 pelos chefes de estado e de governo.

A Secretária Executiva da SADC disse que o bloco económico regional e os seus parceiros estão a mobilizar 100 mil milhões de dólares norte-americanos para projectos sustentáveis e programas de infraestruturas.

A sessão do Conselho de Ministros da SADC termina nesta terça-feira, 27.

XS
SM
MD
LG