Links de Acesso

Ministros da CPLP reúnem-se em Bissau


A reunião de Bissau reafirma o apoio da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa às autoridades da Guiné-Bissau.

Está a decorrer na Guiné-Bissau a décima terceira reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:22 0:00
Faça o Download

É um Conselho de Ministros extraordinário, que pretende debater, entre outros assuntos, a situação na Guiné-Bissau. Guiné-Bissau que regressou à normalidade democrática após o escrutínio legislativo e presidencial que ocorreu em Abril e Maio deste ano.

Fontes diplomáticas dizem à Voz de América que a reunião dos chefes da diplomacia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai ainda permitir discutir os moldes da ajuda à Guiné-Bissau.

Sobre o que pode sair desta décima terceira reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP, em Bissau, falamos com o diplomata guineense, Apolinário Mendes de Carvalho.

A reunião que marca a reafirmação do retorno da Guiné-Bissau à convivência dos países democráticos, e que acontece no dia em que decorre também a conferência empresarial dos PALOP, sobre Parcerias Público-Privadas para a Competitividade, expressa ainda uma oportunidade para o país, sublinhou Apolinário Mendes de Carvalho.

A reunião de Bissau, que tem lugar hoje, vai permitir reafirmar o apoio da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa às autoridades da Guiné-Bissau, “no sentido de prosseguir com as reformas necessárias para a estabilidade política, económica e social, bem como a consolidação do Estado de Direito e as demais condições para a paz e o desenvolvimento do país.

XS
SM
MD
LG