Links de Acesso

Ministro do Interior em Cabo Delgado para "garantir segurança às populações"


Mocímboa da Praia, onde começaram os ataques

Analistas advertem para alastramento dos ataques a outras regiões de Moçambique

O ministro moçambicano do Interior, Basílio Monteiro encontra-se desde a noite de quinta-feira, 7, na província de Cabo Delgado, para fazer o desdobramento das Forças de Defesa e Segurança no terreno, face aos ataques armados, que já resultaram em pelo menos 37 mortos nas últimas semanas.

Ministro do Interior em Cabo Delgado para "garantir segurança às populações"
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:40 0:00

Esta é a primeira intervenção do Governo central nesta situação que afecta a maior parte dos distritos da zona norte daquela província, onde abundam importantes recursos energéticos.

Até aqui as intervenções eram feitas ao nível dos comandos geral, provincial e distritais da policia, com resultados que sempre se revelaram insatisfatórios.

"Vamos melhorar o desdobramento das forças no terreno e repôr a normalidade da vida das populações", afirmou Basílio Monteiro.

Esta deslocação ocorre numa altura em que sobem de tom as críticas ao Governo por, alegadamente, negligenciar uma situação que, segundo alguns analistas, se pode alastrar para outras regiões.

Os ataques começaram no ano passado e o analista Fernando Gonçalves lamenta que até ao momento o Governo não tenha esclarecido o assunto.

Em relação aos ataques, o presidente do Partido para a Paz, Democracia e Desenvolvimento (PDD), Raúl Domingos, reitera haver interesses instalados que podem ser postos em causa numa situação de paz efectiva no país.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG