Links de Acesso

Ministro da Justiça holandês demite-se devido a acordo com traficante de droga


Amesterdão
Amesterdão

O ministro da Justiça holandês demitiu-se ontem na sequência de um escândalo de um acordo concluído há 15 anos pela procuradoria com um célebre traficante de droga, no montante de vários milhões de florins. "Houve, durante muito tempo, uma incerteza a respeito deste assunto", declarou o ministro Ivo Opstelten, durante uma conferência de imprensa, acrescentando: "Assumo toda a responsabilidade e acabo de apresentar a minha demissão ao rei".

Opstelten e o seu secretário de Estado, Fred Teeven, anunciaram a demissão horas depois de o Ministério ter anunciado a descoberta da prova do montante exacto pago na altura ao traficante de droga Cees H.

Fred Teeven, que era o procurador envolvido, tinha concluído o acordo em 2000. Este previa o pagamento, através de contas no Luxemburgo, de milhares de florins, apreendidos durante as investigações. O dinheiro deveria ser entregue ao traficante sem que a administração fiscal fosse informada, segundo a imprensa holandesa, que avançou que se tratava de facto de lavagem de dinheiro.

XS
SM
MD
LG