Links de Acesso

Ministro britânico diz haver falta de confiança entre Governo e Renamo


Afonso Dhlakama e Filipe Nyusi
Afonso Dhlakama e Filipe Nyusi

Nick Hurd falou por telefone com Afonso Dhlakama depois de se ter avistado com Filipe Nyusi.

O ministro britânico para o Desenvolvimento Internacional revelou não existir confiança entre o Governo e a Renamo, facto que dificulta uma acordo entre as partes.

Nick Hurd fez estas declarações nesta terça-feira no Aeroporto Internacional de Maputo e depois de ter mantido um contacto telefónico com o presidente da Renamo.

"Há falta de confiança entre as partes", revelou Hurd que fez um apelo às partes para procurarem a reconciliação em vez "do regresso à violência e à guerra".

Para o governante britànico, a "solução está agora nas mãos da sociedade civil e líderes comunitários", sem dar mais pormenores.

Antes do encontro com Afonso Dhlakama, Nick Hurd informou o Presidente da República da sua intenção, tendo Filipe Nyusi dito que esperava que os dois conseguissem conversar.

Mais cedo, Nyusi reiterou estar aberto e disponível para dialogar com a liderança da Renamo.

Ao falar junto dos membros do Conselho de Ministros,o Presidente vincou que no diálogo com o líder da Renamo haverá sempre a necessidade de se observar todos os preceitos legais, como forma de tornar as decisões exequíveis.

XS
SM
MD
LG