Links de Acesso

Ministro brasileiro diz que proteccionismo americano é oportunidade para o país

  • Redacção VOA

Brasil procura oportunidades

Livre comércio é porta aberta para o Brasil.

O ministro brasileiro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, acredita que as medidas de carácter proteccionista anunciadas pelo novo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, significam uma "oportunidade para o Brasil" estabelecer novos acordos de livre comércio com outros blocos económicos.

"Ora, quando nós, Mercosul e Brasil, nesta nova configuração, com o Brasil mais aberto, com a Argentina mais aberta, com a suspensão da Venezuela, começamos a negociar um acordo de livre comércio com o mundo, e vem a maior economia do mundo se fechando, é uma preocupação. No entanto, entendemos que podemos usar as medidas protecionistas do governo americano como oportunidade. Como eu disse, é fazer do limão uma limonada", afirmou o ministro.

Marcos Pereira revelou que até o fim de 2017 o objectivo do Governo brasileiro é conseguir alinhar politicamente a possibilidade de um acordo entre o Mercosul e União Europeia que facilite o comércio entre os blocos.

Em 2018, segundo o ministro, a intenção é que os critérios técnicos para esse plano avancem e o acordo já possa ser posto em prática.

"Por exemplo, na semana passada, em Davos, concluímos o diálogo exploratório com o EFTA [sigla em inglês para Associação Européia de Livre Comércio], e lançamos o início das negociações de livre comércio", concluiu Marcos Pereira.

XS
SM
MD
LG