Links de Acesso

Ministério da Saúde de Angola crise no país


Banco de socorros de um hospital de Luanda
Banco de socorros de um hospital de Luanda

Sindicato dos Enfermeiros de Luanda pede contratação de novos técnicos e reciclagem de outros.

O Ministério da Saúde de Angola realiza nesta quarta-feira, 20, uma reunião alargada em Luanda para procurar respostas àepidemia da febre amarela e do paludismo.

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Luanda diz que o momento será aproveitado para insistir junto do Governo para a contratação de mais técnicos de enfermagem para fazer face à actual demanda de pacientes.

Afonso Kileba revelou que hospitais e centros médicos contruídos na capital angolana continuam encerrados por falta de técnicos, numa altura em que a província se debate com o surto de febre amarela e o aumento significativo de casos de paludismo .

O líder sindical manifestou-se favorável à requalificação e promoção de centenas de profissionais, bem como à contratação de novos quadros para a área de enfermagem.

O Conselho Consultivo do Ministério da Saúde vaiauscultar de forma “exaustiva os directores provinciais da Saúde de forma a actualizar e sistematizar um Plano de Acção condizente com a realidade do sector em todo o País”, refere uma nota distribuída à imprensa.

Além da epidemia da febre amarela e do paludismo e a execução do seu plano de resposta, o Conselho vai abordar igualmente novas admissões de pessoal no sector da saúde, a problemática dos medicamentos no país e a “reforma do sistema nacional de saúde”.

Segundo a nota, os temas propostos para abordagem no Conselho Consultivo reflectem, em grande medida, as grandes preocupações do sector.

XS
SM
MD
LG