Links de Acesso

Ministério Público pede condenação de Kalupeteca, Defesa a absolvição


José Julino Kalupeteca, Tribunal Provincial de Huambo
José Julino Kalupeteca, Tribunal Provincial de Huambo

Defesa diz que Ministério Público não provou as acusações de homicídio qualificado, desobediência à ordem e porte ilegal de armas.

O Ministério Público do Huambo pediu nesta sexta-feira a condenação de José Julino Kalupeteca e nove seguidores da seita A Luz do Mundo por homicídio qualificado de nove polícias a 16 de Abril de 2015, desobodiência à ordem e posse ilegal de armas.

Nas alegações finais, o procurador Francisco Henriques disse que os seguidores de Kalupeteka prepararam machados, facas, mocas para atacar os "inimigos da seita ou mundanos" e que não tiveram piedade deles.

"Mataram e atacaram, e os feridos ficaram com marcas e traumas para toda a vida", reforçou o representante do Ministério Público.

David Mendes (no centro) com equipa de advogados de defesa, Tribunal Provincial do Huambo, Angola
David Mendes (no centro) com equipa de advogados de defesa, Tribunal Provincial do Huambo, Angola

O advogado de defesa David Mendes, da Associação Mãos Livres, pediu a absolvição de Kalupeteka e seus seguidores, alegando que o Ministério Público não provou qualquer acusação.

"A sociedade tem de saber a verdade e a verdade foi provada aqui dentro", disse David Mendes, que desmontou, segundo ele, as acusações.

"As pessoas que foram prender Kalupeteca estavam mascaradas, esta é a verdade", disse Mendes, reiterando não ter ficado provado que o líder da seita terá desobedecido, resistido às autoridades ou orientado os seus seguidores a criarem postos de vigilância para, posteriormente, agredirem os agentes da Polícia Nacional.

O julgamento continua na segunda-feira com os quesitos finais.

José Julino Kalupeta é acusado de co-autoria material de nove crimes de homicídio qualificado consumado, crimes de homicídio qualificado frustrado e ainda de crimes de desobediência, resistência e posse ilegal de arma de fogo.

XS
SM
MD
LG