Links de Acesso

Militantes da UNITA pressionam Isaías Samakuva a manter-se na liderança

  • Coque Mukuta

Isaías Samakuva

Há quem diga que não pode recuar na sua decisão

Militantes influentes da UNITA começam a movimentar-se no sentido de Isaías Samakuva permanecer na direcção do partido até o fim do seu mandato que termina em 2019.

Outros, como Kamalata Numa, dizem que o recuo de Samakuva é impossível, enquanto um analista aconselha o presidente cessante da UNITA a manter a sua posição.

Antes da eleição de 23 de Agosto Isaías Samakuva tinha anunciado que deixaria a liderança do partido independentemente dos resultados, promessa que reiterou após o pleito eleitoral.

Alcides Sakala, porta-voz da UNITA, reconhece o debate existente no interior do partido, mas afirma que a decisão de Isaías Samakuva de abandonar a liderança da UNITA deverá ser analisada na próxima reunião do Comité Permanente, que acontece nos próximos dias.

“Cada militante tem o direito de apontar o seu ponto de vista e é neste quadro que consideramos normal e é um assunto que vai ser apresentado na reunião do Comité Permanente”, acrescentou.

Para Abílio Kamalata Numa, antigo secretário geral da UNITA, é impossível o recuo de Isaías Samakuva por ter anunciado a sua renúncia na reunião do Comité Permanente, um órgão importante do Galo Negro.

“Não vejo como isso possa acontecer, temos muitos amigos que têm dito que o presidente é serio e ele vai cumprir a sua palavra porque não foi ob rigado a fazê-lo”, reforçou Numa.

Outra opinião é a de Adalberto Costa Júnior, actual presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, que diz deixar a decisão para os órgãos competentes.

“É um posicionamento sério que o presidente decidiu fazer e vai ser discutido na próxima reunião do comité permanente”, advertiu Costa Júnior lembrando que toda a opinião tem de ser bem ponderada.

Entretanto, o analista político Rui Kandove aconselha Isaías Samakuva a não recuar da decisão de abandonar a liderança do partido porque “se é verdade que em política as coisas mudam rapidamente, para sermos coerentes devemos cumprir com aquilo que dizemos”.

Recorde-se que nos círculos políticos são apontados como potenciais candidatos à sucessão de Isaías Samakuva,Abílio Kamalata Numa, Rafael Massanga, Adalberto Costa Júnior, Estêvão José Pedro Kachiungo, Alcides Sakala e Paulo Lugamba “Gato”.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG